"Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondereis: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou por cima das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios e livrou as nossas casas. Então, o povo se inclinou e adorou." Êxodo 12. 26,27
Água salgada que simboliza as lágrimas derramadas do povo de Deus no Egito.
Marôr (erva amarga) que representa a amargura do povo de Deus no Egito.
Zroa, Cordeiro assado representando sacrifício à Deus.
Beitzá, Ovo cozido simbolizando a vida do homem que muda, portanto os que estão aflitos serão consolados.
Matzôt - espécie de bolacha não-fermentada. Lembra-se de quando o povo saiu apressadamente do Egito que nem a massa preparada para a fabricação do pão não teve tempo de fermentar.
Charôsset é um doce pastoso feito com maçãs, uvas passas, pêssego, figo e vinho. Por sua textura e cor, é símbolo da argamassa usada no trabalho dos hebreus ao fazerem tijolos no Egito.
kidush, Suco de uva, além de ser um sinal de júbilo, representa as quatro formas pelas quais Deus prometeu a libertação ao povo (Êxodo 6:6-7): "Eu vos libertarei... vos livrarei da servidão... vos redimirei e vos tomarei por meu povo".
A Celebração do Pessach (pronuncia-se 'pêssar' que quer dizer Páscoa) é a comemoração da liberdade e da identidade do povo de Deus, o qual permitiu sua sobrevivência por longos séculos. Ainda hoje, Deus continua libertando e unindo seu povo.
Isso nos leva a refletir nos compromissos que devemos assumir com Cristo, diante da Palavra de Deus - A Bíblia Sagrada. O fundamento de nosso alicerce espiritual está na Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo. Quando comemoramos a Páscoa somos impulsionados a rendermos ao poder e amor do nosso grande Deus - Yahweh (Jeová).
A realização do Seder de Pessach - Ceia em família, na qual o Sacertode (O pai, na sua ausência, Mãe ou o primogênito ou o responsável mais velho) é instruído a servir toda a família.
Meshiach Y'shua - Jesus Nossa Páscoa
1 Cor 5:7 "... Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós."
"Por isso celebramos: Chag ha'Pessach!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário