quarta-feira, 15 de julho de 2009

Ministração Leandro Leme, pastor.

"Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." Gn 2.24

"E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?" Mt 19.5

Introdução

Que tipo de casamento alegra o coração de Deus?

1. QUE EXPRESSA O AMOR INCONDICIONAL

"Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela..." Ef 5.25

O papel do marido é amar. Não é uma opção, mas uma ordem. O amor não está condicionado à aparência, atitude ou comportamento da esposa. Infelizmente há uma confusão geral sobre o papel do marido e da esposa no casamento. E se há confusão sobre o papel de cada um no lar, imagine então a confusão sobre o que é o amor.

Se há um elemento que, mais do que qualquer coisa, pode salvar os nossos casamentos é o amor de Deus, o amor "ágape". Foi esse o amor mencionado por Jesus em João 3.16. A primeira característica desse amor é o DAR.


Um casamento que está fundamentado no amor "ágape" pode sobreviver a qualquer tempestade ou crise que a vida trouxer. Os amores podem acabar, mas o amor de Deus é eterno e poderoso. Deus é amor.

2. QUE EXPRESSA A HONRA A DEUS

"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefira dar honra aos outros mais do que a si próprios." Rm 12.10

Quando refletimos sobre o que significa honrar alguém, muito possivelmente vem a nossa mente uma festa em homenagem a uma pessoa que conhecemos ou uma multidão de torcedores aplaudindo seu time após a vitória. Porém, a Bíblia revela algo mais profundo. Honrar alguém implica vê-lo como um tesouro inestimável e tratá-lo com respeito amoroso. Honrar aos outros é algo que pode ser transmitido às pessoas amadas, sem levar em conta se elas merecem ou não.

Honrar quer dizer atribuir valor a alguém, considerando-o uma dádiva sem preço e concedendo-lhe com nossa atitude e comportamento, um destaque de grande respeito. Deus ordena que o amemos em primeiro lugar, e depois aos outros.

Quando honramos nosso cônjuge comunicamos de forma sincera e real que ele é superamado e altamente valorizado. Isto transforma e revitaliza relacionamentos!

3. QUE EXPRESSA O CUIDADO DE DEUS

"Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento". Sl 127.2

Às vezes as pessoas se confundem achando que amar é sinônimo de presentear. Tentamos preencher o vazio da ausência com presentes. Um dos segredos para obter-se um relacionamento bem-sucedido é estar atento as necessidades do parceiro e, também disposto a supri-las, na medida do possível.

O relacionamento conjugal é como uma planta que precisa de cuidados para florescer. Por isso, valorizar os membros da família, o cônjuge em particular, é absolutamente imprescindível. Não deixe sua planta muchar. Cuide bem dela.

Conclusão

Queremos o amor do nosso cônjuge, mas não expressamos por atitude;
Queremos a honra do nosso cônjuge, mas não nos esforçamos para honrar;
Queremos o cuidado do nosso cônjuge, mas não nos dedicamos para cuidar.

Quer um casamento e uma família que agrada a Deus? Comece mudar a forma de pensar, de agir e você verá que pequenas atitudes, podem gerar grandes mudanças.

Mas para isso, precisamos ter paciência, porque no tempo certo colheremos o que estamos semeando no casamento.

Jesus pagou um alto preço por um propósito. E você? Está disposto a fazer como Jesus, renunciar tudo por um propósito e viver um casamento e uma família que alegra o coração de Deus?

Só depende de você!

Nenhum comentário: