A batalha espiritual que ocorre na mente humana gera confusão, perturbação, questionamentos, dúvidas, incertezas e preocupações exageradas com uma carga pesada de muito medo, depressão e ansiedade.
A busca frenética e enlouquecedora do dinheiro, o desemprego, a insegurança, a doença, a violência, as greves nas escolas, hospitais, no trabalho, o estresse causado pela correria do transito nas grandes cidades, a falta de moradia e a competição implacável para se conseguir algo são fatores que atingem em cheio a mente humana.
Como se não bastasse tudo isso, a mente humana sofre o bombardeio do diabo, querendo contaminar o crente com pensamentos negativos.
“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”. Colossesnse 3.2
1. A minha mente
A mente é a sede onde formam os pensamentos. A mente é o arquivo onde são armazenados os pensamentos, raciocínios, juízos e lembranças. Na mente funciona a memória, inteligência, consciência, imaginação ou razão. As decisões são formadas e decididas na mente, por esta razão ela é alvo favorito do inimigo.
2. Como a mente se alimenta?
Através dos órgãos do sentido a mente capta imagens, sons, odores, sensações, gostos etc. Utilizando os olhos, ouvidos, nariz, paladar e o tato, em partes ou algum deles, a mente processa a cada instante pensamentos de toda a espécie. Sendo assim, de acordo com as informações captadas a mente determinará que tipo de pensamento será formado.
3. Renovando o entendimento
A mente precisa ser renovada diariamente através do estudo sistemático das Escrituras. A Palavra de Deus é o pão espiritual que nos alimenta. Esta batalha é constante e não pode parar. Um único dia sem o estudo, a meditação e a aplicação da Palavra de Deus deixará a mente vulnerável aos ataques do inimigo.
Palavras malditas, negativas, obscenas e venenosas penetram com facilidade na mente desprotegida. A ação da Palavra do Senhor será como um escudo, uma blindagem espiritual nos pensamentos. A mente renovada está preparada para rechaçar todas as instituições contrarias a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.
Orar, ouvir louvores ou cantá-los, estar em comunhão com os irmãos e com a igreja de Cristo também alimentam a nossa mente e nos ajuda a melhorar ou mudar pensamentos negativos ou mundanos.
”E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do entendimento”. Romanos 12.2ª
Referência: Lições da Bíblia, Revista 8, lição 5. Ed Central Gospel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário