quarta-feira, 3 de março de 2010

Série de Mensagens - 2ª ministração

"OS PROFETAS DE ONTEM FALAM HOJE"

Tema: JOEL – O DIA DO SENHOR VEM

Texto Base: Joel 2:13,13

(Joel 2:12,13) - Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

INTRODUÇÃO

Vivemos num tempo onde crises, violência, guerra, fome, perversidade, promiscuidade tem se manifestado na atual sociedade. Pessoas correm de um lado para o outro tentando arrumarem suas vidas, tentando buscar soluções para os problemas cotidianos que uma sociedade enfrenta. Acabam querendo achar tempo, para um descanso, para momentos com sua família ou com os amigos. Buscam soluções até onde não se pode achar, e que quando acham que conseguiram algo, terminam se afundando cada vez mais. Percebe-se que há uma correria, um corre-corre incansável.

Entretanto, essas pessoas acabam se esquecendo daquele que é o Senhor de todas as coisas e que pode trazer soluções para as nossas vidas!

O livro de Joel também fala de uma crise, fome, seca, tristeza e dor. A Bíblia diz:
“O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou. "Envergonhai-vos, lavradores, gemei, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu. A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens.” (Joel 1:10-12).

1. ANALISE A SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS
----------------------------------------------------------------------------------
Analise a sociedade nos dias atuais e compare com o contexto do livro de Joel. Você perceberá que não é diferente. A sociedade tem se preocupado demais com seus afazeres e ocupações, e se esquecem de Deus. Tudo o que tem acontecido é conseqüência do pecado, do afastamento do homem do Seu Criador.

No capítulo 1, versículos 13 e 14, há uma convocação aos sacerdotes, aqueles que ministram no altar, a todos os moradores da terra, para se santificarem, fazerem jejum, chorarem e gemerem perante o altar do Senhor. (Joel 1:13,14)

Acredito que não é um simples choro ou um gemido qualquer como quando alguém se fere. É um gemido da alma, do mais profundo do coração. É tempo de rasgarmos os nossos corações e nos convertermos ao Senhor com choro e pranto. Pedir perdão pelos nossos pecados, pelos pecados da nação.

Mas, no livro de Joel há uma convocação a todos os moradores da terra. E isso, inclui você. Se isto ainda não o convencer, Deus também convoca os sacerdotes. A palavra do Senhor diz que fomos comprados pelo Sangue do Senhor Jesus, o qual nos fez geração eleita, sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido. (Mateus 26:28; I Pedro 2:9)

2. AS PROMESSAS DE DEUS PARA SEU POVO
----------------------------------------------------------------------------------

(Joel 2:19) – “E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.”

No capítulo 2 a partir do versículo 19 há promessas de abundância se o povo se converter ao Senhor, rasgar os corações, “sentir a tristeza segundo o coração de Deus, por haver pecado”.

O Senhor enviará o trigo, o azeite, o mosto (sumo de uvas frescas que não tenham passado pelo processo de fermentação; vinho novo, retirado do lagar). Os celeiros, armazéns se encherão e transbordarão. Alegrará o coração dos homens e todos os moradores da terra. Restituirá tudo o que se perdeu. O povo não será mais envergonhado, haverá alegria constante, pois o Senhor fez grandes coisas!

Acontecerá depois destas coisas que o Senhor derramará do Seu Espírito sobre toda carne, sinais aconteceriam como nos mostra Joel 2.28 a 32 “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.”

Você sabe o que é isto? Avivamento! O verdadeiro e genuíno avivamento! Mas o que é Avivamento?

Ora, avivamento do ponto de visto bíblico é o resgate de uma vida piedosa onde oração, jejum e o estudo da palavra se fazem presentes. O famoso pregador Charlles Spurgeon costumava dizer:

"Necessitamos urgentemente de um avivamento da devoção pessoal. Este é, sem dúvida, o segredo do progresso da igreja. Se os crentes perdem a sua firmeza, a igreja é arremessada de um lado para o outro. Quando eles permanecem firmes na fé, a igreja continua fiel ao seu Senhor. O futuro da igreja, nas mãos de Deus, depende de pessoas que na realidade são espirituais e piedosas. Oh! que o Senhor levante mais homens genuinamente piedosos, vivificados pelo Espírito Santo, consagrados ao Senhor e santificados pela verdade! Irmãos, cada um de nós precisa viver, para que a igreja continue viva. Temos de viver para Deus, se desejamos ver a vontade do Senhor prosperar em nossas mãos. Homens consagrados tornam-se o sal da sociedade e os salvadores da raça humana."

A igreja tem clamado por avivamento nesses últimos dias! Deus deseja mudar a sociedade atual. Ele quer nos restituir tudo o que perdemos. Sarar nossas feridas e nos apresentar como noiva pura e imaculada para o Noivo.

O Senhor quer mudar a sociedade e derramar Seu Espírito sobre ela. Mas Deus é Santo! E é necessário que nos tornemos santos para que isto aconteça. É uma condição. Observe que, no livro diz: Depois que o povo se voltar para Deus, confessar os seus pecados, se santificar é que ele fará prodígios e maravilhas e derramará do Seu Espírito. É um chamado para todos, inclusive para a igreja. Essas coisas só começarão a acontecer quando a igreja tirar os olhos dos homens e colocar os olhos em Deus.

Você quer ver Deus agindo hoje? Clame a Ele! Apresente-se perante o Seu altar! Chore por haver pecado! Clame pelo seu povo! Deixe Deus começar através da sua vida! Deixe o Espírito Santo começar um avivamento dentro de você, e esse avivamento se alastrar por toda a terra! Assim Deus fará as maravilhas acontecerem!

É tempo de nos despertarmos do sono espiritual! É tempo de deixarmos de ser ociosos. É tempo de nos arrependermos! Deus precisa despertar em nós, o desejo do jejum, da oração e da meditação da palavra de Deus. Quem está na posição não precisa temer a vinda o Senhor. Agora, quem tem medo, então, precisa ter um conserto com Deus. Faça isso, hoje!

CONCLUSÃO
----------------------------------------------------------------------------------
“Finalmente, a mensagem de Joel renova a confiança de todo aqueles que espera pelo estabelecimento do reino divino, onde Sua vontade soberana e absoluta será executada na Terra, como é feita no Céu” (Dr. Russell Shedd)

A visão de Joel contempla o surgimento de um povo (igreja), chamado para apregoar e preparar o estabelecimento definitivo do Reino de Deus, cuja membresia, haveria de ser composta de

“...todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo...” (Joel 2:32)

MOMENTO REFLEXÃO:

  • Estamos preparados para o Dia do Senhor?”
  • Estamos preparados para suportar a oposição e perseguição prevista para os últimos dias?
  • Estamos preparados para encontrar-se com Ele perante o Seu tribunal?

Quando analisamos o texto do profeta Joel, podemos extrair o seguinte objetivo deste livro:
Mostrar através dos avisos do passado a necessidade de acertar a sua vida com Deus no presente, vivendo um cristianismo autêntico, de modo a estar preparado para comparecer perante o Tribunal de Deus a qualquer tempo.

Então:

  • Olhe para os avisos do passado;
  • Acerte sua vida com Deus no presente;
  • Prepara-se para o encontro com Ele no futuro.

Nenhum comentário: