Por Lincoln Ferreira
Sermão pregado em 03 de Novembro de 2011 na IEMREGrajaú
Texto: Mateus 25:1 ao 13
Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas... Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Mat 25:1, 2 e 13
O Senhor Jesus faz uma comparação do Reino dos céus com um casamento judaico.
As virgens a que se refere eram as damas de honra que eram convidadas muito especiais, e era uma honra muito grande fazer parte desta comitiva.
Por outro lado era uma grande vergonha não ser convidada por sua amiga para uma honra como essa. Era sinal que a pessoa tinha sido desprezada por não estar preparada de forma conveniente.
Em dado momento da festividade, após as damas festejarem muito com a noiva, o noivo viria e elas fariam uma comitiva para acompanhar o noivo levando a noiva até a sua casa, onde seria então realizada a festa oficial de casamento, ou as bodas.
Como isto normalmente se dava a noite, o costume era que as damas de honra acompanhassem o cortejo usando lâmpadas com tochas acessas, as quais eram alimentadas por azeite.
O azeite é símbolo do Espírito Santo e sua presença. No AT usava-se o azeite para ungir reis e profetas para representar a presença de Deus sobre suas vidas. Também os utensílios usados no tabernáculo e no templo eram ungidos, para representarem que pertenciam exclusivamente ao Senhor.
Existem virgens que são imprudentes e não tem levado contigo o combustível da chama, que é sua responsabilidade para a festa. Sem estas 5 virgens, os noivos ficariam muito desconcertados por faltar alguma coisa em sua festa. Principalmente por terem feito um convite tão honroso e a pessoa negligenciar sua responsabilidade no evento.
É óbvio que o Noivo muito se desagradou por não encontrar no lugar esperado as virgens, e por isso mesmo disse com muita ira não as conhecer.
Infelizmente muitas pessoas estão destinadas para a ira de Deus, por não reverenciam o Noivo como ele merece. Desprezaram o grande presente de Deus para perdoar os pecados do mundo.
Esse dia de grande ira de Deus está descrito em Mateus 24:3-33
Os sinais da vinda do Noivo descritos aí já estão se cumprindo:
- Hoje existem muitos se passando por Cristo
- Guerras e rumores de guerras
- Nações e reinos continuam levantando-se em discussões e guerras
- Fomes por todos os continentes
- Pestes e doenças incuráveis assolando boa parte da população
- Terremotos em vários lugares, cada dia aumentando mais
- Os cristãos são cada dia mais odiados. Querem uma sociedade pós-moderna que não possuam os princípios morais judaico-cristãos
João 3:36 “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.”
A ira de Deus permanece sobre todo aquele que não crê no Filho de Deus. Estes não poderão provar a vida eterna, pelo contrário, provarão a morte eterna.
Quando o Senhor revela ao apóstolo João como serão os últimos dias, Ele dá detalhes de coisas que aconteceriam muito tempo depois daqueles dias, para nos precaver de toda a ira de Deus.
Muitos detalhes são oferecidos. Vejamos Apocalipse 13 e as famosas bestas:
- No verso 3 mostra que a besta será morta, mas ressuscitará. Para parecer ser o Cristo. Chamamos esta besta de Anticristo
- As pessoas da terra adorarão o dragão, que é o diabo, por ter dado poder a besta, o AntiCristo.
- No verso 7 mostra que o poder das nações será dado ao Anticristo. Ele será poderoso sobre todas as nações.
- Nos versos 12 ao 15 mostra o poder espiritual da segunda besta, que fará que todos adorem a primeira besta. A esta besta chamamos o Falso Profeta.
- Nos versos 15 ao 18 é descrita a Imagem da Besta e a Marca da Besta, ou o número da Besta. Não é segredo que com a tecnologia de hoje podem-se implantar sistemas que não permitam que certas pessoas comercializem. Isso era algo inimaginável quando o Senhor Jesus revelou este segredo a João.
- Mas o que parece ainda pior, é que no capítulo 14 verso 9-11, o anjo declara que será atormentado eternamente aquele que adorar a besta, ou sua imagem, ou receber a marca da besta.
Mas glória ao nosso Santo Deus que não nos destinou para a ira, mas para a sua salvação. E aguardamos ansiosos a sua vinda. Maranata!
1Ts 5:9 e 10 “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele.”
A promessa do Senhor que Ele voltaria nunca cairá por terra. Nenhuma de suas palavras jamais deixarão de ser cumpridas. Sua promessa se cumprirá. Ele retornará para buscar os seus.
O Senhor nos garantiu sua salvação, e não nos destinou para ira, por isso Ele virá de forma gloriosa buscar a sua Igreja. Ele nos arrebatará! Este é o grande dia para a Igreja, o arrebatamento!
1Ts 4:16 e 17 “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
Devemos ter o cuidado de esperarmos com alegria e paciencia o Dia do Senhor, pois este dia se cumprirá cabalmente.
Tgo 5:7 e 8 “Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e seródia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.”
CONCLUSÃO
Quando estavam acontecendo as festas de casamento, e as damas de honra se alegravam com a noiva, era costume o Noivo se atrasar, e sua vinda ser anunciada repetidamente, até Ele vir de fato. Assim a Igreja de Jesus continua anunciando a sua volta, até que venha!
Não deixe faltar o óleo do azeite em sua vida. É o azeite na tocha que faz produzir a luz. Somos a luz do mundo, e então não deixe faltar azeite em sua lâmpada! Busque estar em comunhão plena com o Espírito de Deus.
Maranata!!! Maranata!!! Ora vem Senhor Jesus!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário