"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e las me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor." João 10. 14-16
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." Pv 22.6
Devemos nos perguntar: Que ensino é esse? Que caminho é esse?
Porque será que vemos muitos adolescentes e jovens que antes eram participantes da EBD, EBF, Cultos infantis entre outras atividades cristãs hoje longe da igreja, longe do Senhor?
Educar é muito mais que festas, brincadeiras ou comilanças, mas o conhecer e praticar a Palavra de Deus. Não um simples conhecer de histórias ou narrativas bíblicas, mas ser envolvido em mistérios e revelações espirituais ainda que muito pequeno.
Quando perguntei a um adolescente que passou sua infância inteira na 'igreja' acerca de uma aula que ele tenha guardado de lembrança, ouvi-o dizer sobre a tia que dava doces, prêmios ou uns 'deseinhos' para pintar. Fiquei triste! Porque os doces, os prêmios, nem seus trabalhinhos não o ajudaram vencer as crises da adolescência, ocasionando seu afastamento do Senhor.
Com isso, volto-me a palavra de Pv 22.6 que nos diz para ensinar a criança sobre a Palavra do Senhor e dela não haveria de se desviar. E por que muitos se desviam?
"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça." João 15.16
O maior desafio do educador cristão está não em ensinar o que o aluno quer aprender, mas despertá-lo a algo que antes não havia interesse. Assim como os adultos e os jovens as crianças precisam muito mais do que conhecer histórias e interpretá-las, precisam ser ministradas a partir delas. O que traz vida sobre a Palavra de Deus é a revelação do Espírito Santo e é essa vida que muda histórias e caminhos ou traça-los, como é o caso dos nossos pequenos.
Saber que um homem foi engolido por um grande peixe traz pouco efeito quando dito que um grande homem pagou um alto preço pela sua desobediência!!!
"(...) se é ensinar, haja dedicação no ensino." Rm 12.7
Em outro momento ao conversar com uma jovem sobre suas lembranças das aulas dos cultos infantis, fiquei surpresa quando ela me disse que tinha muitas lembranças, mas que havia uma aula especial que se lembrara; certa vez a professora mostrou um cartaz todo enfeitado e cheio de cliter e disse que há um lugar muito bonito onde não há dor e nem choro.
A maior dedicação que um professor possa ter em seu ministério é ser dependente do Espiríto Santo de Deus para preparar suas aulas. Ter a sensibilidade de perguntar o que essas queridas crianças precisam ouvir e planejar sua aula, suas histórias, seus trabalhos a partir disso. Saber que as vezes poucas palavras nos momentos certos podem realmente resgatar vida ou, simplesmente, serem frutos que vão permanecer por toda a juventude daquele que é, hoje, uma criança.
"E as ruas das cidades se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão." Zc 8.5
Telma Leme
Nenhum comentário:
Postar um comentário