quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval

Festas, festas e mais festas!

Todos nós gostamos de festas, não é mesmo?
Elas servem para expressar alegria e comemorar alguma coisa muito importante.
Há festas onde podemos ir, brincar, cantar, etc. Há também festas que desagradam a Deus e que não devemos participar.
O povo Judeu também era um povo muito festeiro.
Eles comemoravam algumas festas muito importantes como:
  • Páscoa
    (Leia: Ex 12.1-4; Lv 23.5; Nm 9.1-14; Dt 16.1-7)
    Esta festa era celebrada para lembrar o livramento de morte que o Senhor havia dado aos primogênitos (primeiro filho) tanto dos animais como do povo judeu lá na terra do Egito. Nesse dia, eles comemoravam comendo cordeiro, ervas amargas e pão sem fermento.

  • Pentecostes ou Festa das Semanas
    (Leia: Ex 23.16 e 34.22; Lv 23.15-21; Nm 28.26-31)
    Era uma festa muito alegre que celebrava a colheita do trigo, lembrando a bondade do Senhor em providenciar o alimento. Nesse dia, o povo trazia ofertas e holocaustos (sacrifícios) ao Senhor.

  • Festa dos tabernáculos
    (Leia: Ex 23.16 e 34.22; Lv 23.33-43; Nm 29.12-34)
    Assim como a festa do Pentecostes, esta festa era comemorada como agradecimento ao Senhor pela colheita. Esta festa durava uma semana e o povo neste periodo habitava em tendas e deveria ser lembrado que foi em tendas que eles habitavam até chegarem na terra prometida.

Havia também outras festas que o povo judeu comemorava, como: O Dia da Expiação; A Festa das trombetas; Festa da Lua Nova; Festa do Purim, etc...

Estas eram festas que o próprio Deus mandou que fossem celebradas. Saiba que o nosso Deus gosta que nos alegremos, mas tudo sem exageros.

Você conhece uma festa aqui no Brasil que as pessoas costumam comemorar no mês de fevereiro? Elas saem pelas ruas tocando tambores, cantando, sambando e empurrando uns carros alegóricos. Tem muitas plumas e muito colorido e também muita gente nua, bêbada, drogada. Muito dinheiro é gasto nesta festa que dura 4 dias.

Sabe que festa é essa? O Carnaval.

Parece ser uma festa muito alegre, mas será que Deus gosta de uma festa como esta?

A origem do Carnaval

O carnaval surgiu assim: Para comemorar a Páscoa (a morte e ressurreição de Jesus, na chamada Semana Santa, pela Igreja Católica), as pessoas deveriam ficar 40 dias sem comer carne e sem usar de bebidas fortes, como se fosse um período de purificação. Então, eles contavam o dia que antecedia estes 40 (chamado quaresma), e faziam neste dia uma Grande festa de despedida do uso de carne e bebidas. Neste dia podiam fazer toda e qualquer extravagância. Diziam que neste dia a Carne Valia. Era o Carne Vale. Daí a palavra Carnaval.

Por causa do pecado no coração das pessoas, esta festa foi ficando cada vez mais, uma festa marcada pela carnalidade, pela imoralidade, pela embriaguez.

Saiba também que:

"Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impurezas e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões (divisões), facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus." Gl 5.19-21

Na festa do Carnaval, todas estas coisas de que a Bíblia fala acontecem e deixam Deus muito triste por causa de tanto pecado. Assim como existem as obras da carne, existe também o Fruto do Espírito que brota na vida daquele que faz a vontade de Deus.

Suplemento Infantil, Ano 03 - nº 07
Você pode adquirir este exemplar no site da apec:
http://www.apec.com.br/

Nenhum comentário: