"Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo?”
(1 Co 6.19a)
Nosso corpo é um campo de batalhas onde se manifestam os desejos e obras carnais, que precisam ser dominados pela ação vitoriosa do Espírito Santo.
Conheça o fruto do Espírito
O fruto do Espírito é resultado de uma vida redimida pela fé em Jesus Cristo. O Espírito Santo é quem faz todas as boas mudanças na vida do cristão. Se quisermos que o fruto do Espírito se desenvolva na nossa vida, devemos viver uma vida de comunhão pessoal com Ele.
Qualidades do fruto do Espírito – Gl 5.22, 23
O fruto do Espírito Santo é uma obra singular e produz qualidades de caráter e maturidade espiritual, destinados a relacionamentos com Deus como uns com os outros.
- Amor – desejar muito o bem e a felicidade do outro. Há 3 palavras gregas para o amor:
1. Eros: sentido de atração física, paixão;
2. Filia: amor fraternal entre pais, filhos, irmãos...
3. Ágape: é o amor de Deus, incondicional; Podemos chamar de amor cristão.(1 Jo 3.16) - Gozo – amor jubilando. Regozijo, alegria; mais profunda que felicidade; satisfação proveniente de uma experiência com Deus e não conseqüências de competições ou vantagens. (Jo 15.11)
- Paz – amor descansando. Segurança, proteção e tranqüilidade. Seu correspondente é shalom e não significa apenas a ausência de problemas, de guerra ou a presença do bem-estar. A palavra por si só significa “completo”. A paz que tranqüiliza o coração, proveniente do perdão de Deus mediante a fé em Jesus. (Jo 14.27)
- Longanimidade – amor perseverando; é perseverar corajosamente sem desistir. É a disponibilidade de ânimo para suportar as afrontas, as injúrias, com paciência, sem tomar atitudes de vingança.
- Benignidade – amor compadecendo-se; cortesia; amabilidade.
- Bondade – amor doando; retidão de coração e de vida. (Rm 15.14)
Fé ou fidelidade – amor esperando; confiável; preservação da aliança; fé em Jesus Cristo. (Sl 119.90) - Mansidão – amor tranqüilo; brando, submisso a Deus; dócil e moderado. Tt 3.2
- Temperanças ou domínio próprio – amor equilibrado; autocontrole para que os interesses pessoais não sobressaiam sobre questões espirituais ou seculares; controle dos desejos e paixões. (Pv 25.28)
Dois aspectos básicos do Espírito Santo que precisam se contrabalançar em nossas vidas é a obra interna, que é o fruto do Espírito (desenvolvimento do nosso caráter em Cristo, para nosso próprio benefício, mas que abençoa a outros) e a obra externa, que são os dons do Espírito (é primordialmente para beneficio de outros, mas que nos abençoa também).
Referência: Lições da Bíblia, Revista 8, lição 4. Ed Central Gospel
2º trimestre da Cpad de 1999
Nenhum comentário:
Postar um comentário