Tema: JONAS – O RELUTANTE PROFETA DE DEUS
Texto Base: Jn 2:2
E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo gritei, e tu ouviste a minha voz.
INTRODUÇÃO
Deveríamos ser gratos porque Deus incluiu Jonas no cânon das Escrituras. Se alguma vez Deus mostrou um retrato de nossa natureza humana, nossa inclinação para fugir da responsabilidade em favor da auto-satisfação, ele o fez por meio de Jonas. Agora, se estamos pensando que Jonas estava sozinho nesta história, estamos enganados. Deus chamou muitos homens relutantes:
Moisés que demonstrou total relutância enquanto esteve diante da sarça ardente, tentando esquivar-se da responsabilidade.
Gideão, a quem Deus chamou para liderar um ataque contra os midianitas. Discutiu com um anjo, explicando por que não poderia fazê-lo.
Rei Saul, que dos ombros para cima era mais alto do que qualquer outra pessoa. Mas escondeu-se entre a bagagem quando foi ungi-lo a rei de Israel.
Jeremias, a quem Deus chamou para ser um profeta para as nações. Esse jovem debateu com Deus baseado em sua pouca idade, com se Deus tivesse se esquecido de atentar para esse detalhe.
MOMENTO REFLEXÃO: Você já parou para pensar que sempre estamos diante de Deus justificando a nossa relutância. Sempre estamos fugindo da responsabilidade que Deus nos concedeu?
1. QUEM FOI JONAS?
----------------------------------------------------------------------------------
Jonas era um profeta da cidade de Gafe-Hefer, na Galiléia, que vivia na época em que o reino de Israel estava dividido: um rei em Jerusalém (ao Sul) e outro em Samaria (ao Norte), onde Jonas profetizava, no tempo do rei Jeroboão II (II Rs 14:23-29). Nessa época, o império assírio estava se fortalecendo e logo seria um poder mundial. Nínive era a sua capital.
Jonas é o único profeta do A.T. com o qual Jesus se comparou diretamente (Mt 12:38-41; Lc 11:29-32). Tanto Jesus como Jonas eram profetas da Galiléia. Os fariseus se esqueceram de Jonas quando atacaram Nicodemos, dizendo-lhe que “da Galiléia não se levanta profeta” (Jo 7:52). Se tivessem pesquisado as Escrituras com mais cuidado, não teriam errado tanto!
O livro de Jonas é diferente de todos os outros profetas menores, porque é biográfico e não tanto um livro de profecia. O que vemos nessa história é um Deus Todo-Poderoso, mas cheio de misericórdia, operando na vida de Jonas, e através de Jonas na vida do povo incrédulo de Nínive.
2. PORQUE JONAS FUGIU?
----------------------------------------------------------------------------------
Jonas recebeu uma ordem: “Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive” (Jn 1:2)
E uma mensagem: “clama contra ela porque a sua malícia subiu até mim” (Jn 1:2)
Em vez de Jonas ir para Nínive e anunciar a vontade de Deus, ele resolve fugir para Társis. Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis”. (Jn 1:3)
MOTIVOS DA FUGA
----------------------------------------------------------------------------------
Cidade muito grande– cerca de 2 milhões de habitantes (porque havia 120 mil crianças pequenas), com aproximadamente 50 a 100 Km de diâmetro.
Cidade muito pecaminosa e perigosa – imoralidade, desonestidade, violência, libertinagem, ações cruéis contra outras nações (inclusive Israel). “Ai da cidade sanguinária, toda cheia de mentiras e de roubo e que não solta a sua presa! ... massa de cadáveres, mortos sem fim ... da grande prostituição da bela e encantadora meretriz, da mestre de feitiçarias ...” (Na 3:1,3 e 4).
Perplexidade com a tarefa – Jonas estava pronto a pregar para sua própria nação, mas pregar para um poder estrangeiro era mais difícil de aceitar. Podemos imaginar a sua perplexidade. Para o judeu, o gentio era desprezível – não havia esperança de salvação. A possibilidade de salvação para as nações pagãs era uma sentença de maldição (anátema) para os judeus. Mas Deus estava ensinando uma grande lição, que era um cumprimento da promessa a Abraão – “Em ti serão benditas TODAS AS FAMÍLIAS da terra” (Gn 12:3)
GUARDE NO SEU CORAÇÃO:
A minha desobediência pode afetar a vida de outras pessoas. Que desafio para nós! (Romanos 14:7) - Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
3. O QUE PODEMOS APRENDER COM O RELUTANTE PROFETA DE DEUS ---------------------------------------------------------------------------
I – PRECISAMOS MUDAR A NOSSA ORAÇÃO COM DEUS.
Sempre estamos falando para Deus: “Preciso tanto ouvir a tua voz. Fala comigo, Senhor”.
Em vez de falarmos: “Senhor, fala comigo”, precisamos mudar e dizer: “Senhor me ajuda a obedecer”.
Se você prestar a atenção, Deus tem falado conosco diariamente. Infelizmente, ignoramos a voz de Deus.
É interessante observar que cada personagem da história, a tempestade, os marinheiros, o peixe, o rei, os ninivitas, a planta, o verme e o vento oriental, todos obedeceram a Deus... exceto Jonas, o profeta que Deus escolheu.
Detalhe: Jonas ouvia voz de Deus, entendia a mensagem e a vontade dEle, mas, não obedecia.
(Jonas 1:1-2) - E VEIO a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
II – PRECISAMOS RECONHECER QUE JESUS É SENHOR DAS NOSSAS VIDAS
Muitos têm Jesus como SALVADOR, porém, poucos são aqueles que declaram SENHOR das suas vidas.
“... ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras e agora, e por todos os séculos. Amém!” (Jd 1:25)
Precisamos reconhecer que Jesus é Senhor do nosso tempo, nosso talento e do nosso tesouro (nossos bens).
III – PRECISAMOS CRESCER ESPIRITUALMENTE
Muitas igrejas têm investido no crescimento espiritual da sua membresia, através de cursos, seminários, escolas bíblicas e nós fazemos partes desta estatística.
(Efésios 4:14) - Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
(Hebreus 5:12) - Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.
Os cristãos hebreus não tinham progredido (Hb 5:11-14)
CONCLUSÃO
----------------------------------------------------------------------------------
(Jonas 2:2) - E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do abismo gritei, e tu ouviste a minha voz.
Jonas errou, reconheceu seu erro e se arrependeu e Deus concedeu uma segunda chance. A graça de Deus não somente perdoou, mas colocou de novo na sua função de profeta.
(Jonas 3:1-2) - E VEIO a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo: Levanta-te, e vai à grande cidade de Nínive, e prega contra ela a mensagem que eu te digo.
Jonas obedeceu e um grande milagre aconteceu: os ninivitas creram em Deus. E perante a conversão sincera dos ninivitas, Deus retirou Sua ira correta e justa, alcançando-os com Sua misericórdia.
MOMENTO REFLEXÃO:
Onde você neste momento?- No centro da vontade de Deus?
- Ou fugindo para o abismo e tristeza?
Deus precisa de pessoas atuantes que levam a sério as ordens dEle e as cumpram com dedicação e fidelidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário